quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Era uma vez...

Os livros sempre estiveram presentes na minha vida. Minha mãe é uma devoradora de livros, lê de tudo desde que aprendeu. Papai eu nunca vi lendo, mas é muito inteligente. Livro é uma fonte de conhecimento muito importante.

Ouvi os livros desde que estava na barriga da minha mãe. Como uma fã de livros, lia bastante. Lia para mim salmos e trechos da bíblia. Para si tudo o que encontrava.

Logo que aprendi a ler ganhei muitas coleções de livros infantis, gostava muito das figuras e da historinha também. Imaginava-me sendo aquelas princesas, vivendo a história. Às vezes fazia copia das histórias para ficar com a caligrafia melhor. Divertia-me muito em meio a tanto livros.

Uma prima minha tinha uma coleção de gibis. A gente sempre os lia. Chegava um momento que tínhamos que procurar quais que não tinha sido lido. Gibi foi o primeiro tipo de texto que eu apaixonei-me. Gostoso de ler. Todo o dia lia.

Meu primeiro livro lido foi ‘O veleiro de cristal’. História emocionante que me chamo bastante atenção. Lembro-me dele com muito carinho. O personagem principal era de uma alegria mesmo passando por tanta dificuldade, que nos faz refletir o nosso modo de agir quando as coisas não dão certo. Uma lição de vida que guardarei para a vida inteira.

Na escola tem os livros que os alunos têm que ler. Alguns desses tornaram-se meus favoritos. Emocionei-me com muitos. Talvez esse modo da escola incentivar a leitura não seja o mais adequado, mas não tive problemas, já que o gosto pela leitura estava (está) dentro de mim.

Depois de uma experiência não boa com livros, fico feliz de gostar muito de ler. O livro é uma distração nos momentos de tensão. Um relaxante na época do estresse. Uma alegria no momento de tristeza. Uma viagem para qualquer lugar do mundo sem sair do lugar. Adoro os livros de Marian Keyes , na minha coleção está faltando ‘Melancia’. ‘A cor da infância’, ‘A felicidade não tem cor’, ‘Harry Potter’, ‘O alienista’, ‘O corpo morto de deus’, ‘Relato de um naufrago’, ‘Procura-se um planeta sustentável, ‘Metamorfose’, ‘Assassinato na Academia Brasileira de Letras’,’Preconceito contra a mulher’, ‘Manual prático do ódio’, ‘O mistério da casa verde’. Alguns livros que eu gosto.

Raíssa Fernandes Guerra

-----------------------------------------------------------------------------

Esse texto foi importante pois me vez voltar no tempo, desde dos tempos de menina até hoje. De criança não imaginava que leria e escreveria tanto. Lembro que não gostava de escerver, tinha preguiça. Hoje a peguiça tem que passar bem longe de mim (risos). Todo o aprendizado desse ano está valendo para a vida toda.

Beijo.

Nenhum comentário: