quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ditadura da beleza

Ditadura da beleza


A eterna busca pela beleza, está cada vez maior. Tudo que estar ao nosso redor nos mostra um mesmo padrão de beleza (mulheres loira, magra, de cabelo liso, linhas do corpo perfeitas, ser alta). Não pode ser de outro jeito, essa idéia é colocada de tal modo em nossa mente, que chegamos à estranha quem é diferente. Nossa mente é manipulada para pensarmos desse modo.

Esse padrão de beleza é muito prejudicial às mulheres que são consideradas diferentes. Elas são as primeiras a terem preconceito por si mesma por serem “diferente”, e assim vai seguindo em toda a sociedade. O Brasil é um país bastante diversificado, mas não se valoriza. Continua com esse pensamento inadequado, ferindo os seus próprios. Cada ser tem sua beleza, isso sim tem que ser valorizado.

A mídia, de todas as formas (televisão, rádio, revista...) nos, aliena. É mais fácil de controlar, quando a mente está aprisionada, quando já se foi implantado um chip em nossa cabeça com o “certo” e “errado”. O que é ‘certo’ e ‘errado’ que nos faça acreditar em todas as suas palavras. Faça-nos acreditar que não existe mais nada de “importante” nesse mundo.

Essa capa vem com uma mulher seminua com o corpo “perfeito” e várias chamadas de matéria com formas de dieta. Uma verdadeira demonstração da apologia ao corpo, à ditadura da beleza. ‘Para ser a mulher ideal tem que ter esse corpo e essa beleza, se não você não é ninguém’. Alguém tem que mostrar para a população à quão não verdade isso é.

Esse corpo ‘perfeito’ chama atenção das mulheres, fazendo-as comprar a revista procurando ficar igual. ‘Se chamou a atenção delas, a do homem então’. Esse pode ser o pensamento delas, ou querem esse corpo para fazer inveja amiga, e principalmente estar dentro do que à sociedade estabelece.

As maiores taxas de anorexia e bulimia têm conseqüências do implante do chip em nossa mente. Essas doenças cada vez mais freqüentem nos jovens, tem uma de suas causas à busca pelo corpo magro, e com a mídia enfatizando isso a cada dia, piora a situação dessas meninas (na maioria das vezes) que já tem a mente fragilizada.

As pessoas estão ficando doentes, passando por traumas, vivendo tragédias e esse pensamento absurdo de ditadura da beleza continua e se fortifica a todo o momento. O sentimento de humanismo parece não existir. Um mundo capitalista que só pensa em seu próprio interesse e não consegue enxergar o sofrimento do próximo.

O corpo bonito não dura a vida inteira, o que essas meninas vão fazer da sua vida quando não os tiverem? Se elas pensarem somente no corpo e não se importarem com o seu intelecto, o que vai ser de suas vidas?

A sociedade não esta interessada, no que as pessoas estão fazendo para melhorar seu intelecto. O que também é grave. Pois é muito importante para ser alguém, ter uma vida digna, ser o melhor. Um ser pensante vai onde quer e ‘dura’ a vida toda. Esse tipo de revista não acrescenta nada em nossa inteligência. E é exatamente isso que ela quer. Que continuemos ‘burros’ para sempre compra-la e não discutir coisas mais importantes que cabelo, unha...

O ‘interessante’ é que esse tipo de revista é bem mais barato que revistas que nos acrescentem algo de importante para nossa melhor vida. A elite pode comprar revista inteligente todo o mês, porque ela pode ser inteligente. A plebe não precisa disso, ela tem que ser manipulada.

Mas, se todas as revistas tivessem o mesmo preço (aquisitivo a toda a sociedade), todos as comprariam? Talvez não. Porque não fomos educados para fazer isso. Não é só uma questão de preço, a educação que foi dada à pessoa também. A idéia que nos é colocada é para esse padrão. Educação intelectual está em planos muito distantes, em alguns nem existe.

Em todos os quesitos da sociedade, há quem manda e quem obedece. Quem manda é minoria e obedientes maioria. Esse é o modo capitalista em que vivemos. Parece-nos normal, mas é? É normal esse tanto de gente pobre, sem educação, indigente?

Uma mudança em nosso pensamento é preciso. Sermos mais humanos. O mundo um dia não vai agüentar o modo que vivemos. Esse luxo todo está prejudicando a Terra.

Ditadura da beleza devia está fora de moda. Talvez assim ela não fosse seguida. Pensantes sabem que é totalmente sem noção viver para o os outros e não viver para o seu verdadeiro bem-estar. Livre-se desses pensamentos e seja feliz.

Raíssa Guerra



--------------------------------------------------------------------------------------
Esse texto me fez pensar no quanto a mídia influência na nossa vida, o poder que ela tem é muito grande.
O que as pessoas são capazes de fazer por um corpo bonito, para está dentro do padrão de beleza dito pela sociedade.
Cada tem o direito de ser como que quiser.
A vida é sua faça o melhor dela.

beijo.

Nenhum comentário: