quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PRESERVAÇÃO: o que fazer?

A Terra é o único lugar onde nos podemos morar, a gente tem que se conscientizar e agir para preservar. As futuras gerações têm o direito de viver aqui também. O grande desastre está próximo, fazemos pouco caso. A relevância disso não nos interessa, por puro egoísmo. Os jornais mostram dados e mais dados e nos continuamos parados. Existem atos simples que se o mundo fizer o problema pode ter solução
“O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que 40% da população mundial pode ser afetada. Os impactos, conforme já está amplamente divulgado, variam do escasseamento da água para uso humano, animal ou agrícola, ao perigo de inundação de regiões costeiras e ilhas oceânicas, causados pela inevitável subida do nível dos mares, fenômeno provocado pelo derretimento das geleiras polares.” Nazareno Fonteles.
Água, muito importante para nossa vida. Economizar. No banho, na lavagem da casa, do carro e da louça, ao escovar os dentes, na agricultura... Reutilizar, usar a mesma água da lavagem das roupas para lavar a calçada...
Diminuir o consumo. Fácil falar difícil fazer, com o capitalismo nos “falando” o tempo para comprar e comprar. “Compre Batom, compre batom”. As propagandas nos incentivam a comprar mesmo que não precisemos. É importante que compremos bastante para as indústrias. Mas o meio ambiente é mais importante, então vamos diminuir nosso consumismo. Os três erres (reaproveitar, reutilizar e reciclar). Reaproveitar alimentos, reutilizar objetos, reciclar papel, metal, plástico... Pequenos detalhes e mudanças na vida que fazem toda a diferença. Torna-nos realmente seres racionais, que não agem por extinto.
2008 é o ano Internacional do Planeta Terra. Isso deveria ser um incentivo para mudarmos nossos nossas atitudes, pensar no que estamos fazendo para o planeta. Já que somos conscientizados vamos começar a agir.
“Cuidar do meio ambiente deve ser uma prática diária no cotidiano da criança, assim como escovar os dentes e lavar as mãos”, Psicóloga Maria Rocha, da Escola de Educação Infantil Ápice. As crianças sabem o que fazer, facilmente aprendem, e o que nos adultos estamos fazendo?
“Salvar o Planeta é um obrigação e um dever comum a todo e qualquer ser humano que se preze de ser cidadão do Mundo.” Jacinto Martins.
União para um mundo melhor; para poder viver; para termos água; para termos comida; para termos matas; para termos animais; para as futuras gerações; para o universo; para o sol e a lua; para ser feliz; para não morremos de calor ou afogados. União.
“Está também nas mãos de cada um de nós contribuir para um ambiente mais saudável, através de pequenos gestos que, em conjunto, podem ter um impacto relevante. Gestos tão simples como evitar desperdícios energéticos (apagar luzes desnecessárias, utilizar lâmpadas economizadoras, desligar os aparelhos no botão em vez de o fazermos no comando), optar por painéis solares sempre que possível, privilegiar o uso de transportes públicos, separar o lixo, evitar desperdícios de água, não deixando torneiras a pingar.” Jacinto Martins.

Nenhum comentário: